As cidades

Conheça mais um pouco das cidades que nos apresentamos:

MUTUÍPE

Uma cidade bastante hospitaleira, que nos recebeu de braços abertos no primeiro show da turnê FICA, VAI..., que aconteceu no dia 02 de dezembro de 2011.


Mutuípe originou-se de uma aldeia de Índios Cariris, adquirida por volta de 1860 uma área por Manuel João da Rocha que passou a ser conhecida por fazenda Mutum, nome dado pela abundância dessa espécie de aves no local. O município de Mutuípe está localizado no Sudeste da Bahia e apresenta uma extensão territorial de 358 km. É vizinha de Valença; Presidente Trancredo Neves; Teolândia; Jiquiriçá e Laje. A cidade se encontra a 119 metros de altitude em relação ao nível do mar (em Valença).


Centro polarizador no Vale do Jiquiriçá. Mutuípe mantém um grande fluxo de pessoas e mercadorias devido às atividades econômicas e áreas de serviços com os Municípios vizinhos e ainda Amargosa e Santo Antônio de Jesus. Em Mutuípe é possível encontrar cachoeiras como pontos turísticos e o que restou na Mata Atlântica.


VALENÇA

A segunda cidade a receber a turnê FICA, VAI... é muito conhecida pelo turismo local. O segundo show do projeto, em 11 de maio de 2012 atraiu a atenção de galera da cidade e também de fora.


Valença tem uma população de cerca de 90.000 habitantes. Possui uma área de 1195,65 km². É muito visitada principalmente por ser o principal acesso a Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela bela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 10 km da sede do Município.


Da sua atividade econômica destaca-se a produção de camarão em cativeiro, de que é o principal produtor da Bahia, e a cultura e beneficiamento de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dênde.


MACAÚBAS

O último, mas não menos importante, município que a turnê FICA, VAI... visita é Macaúbas. A mais distante das três cidades circuladas pelo projeto, mas que encerrará com chave de ouro esta deliciosa turnê.



Macaúbas tem uma população de quase 50.000 habitantes. O município cobre uma área de 3.039 km². Situa-se na Chapada Diamantina. Os índios pertencentes ao grupo dos tupinaés (ramo dos tupinambás) foram os primeiros habitantes da região. Existem vários sítios arqueológicos em todo o município. A formação do município começou em meados do século XVII, no lugar "Coité". Em 1832, se constituiu o município independente, com o topônimo de Macaúbas.


O município faz limites com os municípios de Boquira, Paratinga, Ibipitanga, Botuporã, Tanque Novo, Igaporã, Rio do Pires e Riacho de Santana. O município está totalmente localizado no Polígono da Seca.