Fica, Vai...


Idealizado por Lívia Mattos, instrumentista, cantora e compositora, a FICA, VAI... é um projeto de circulação do show da sanfoneira Lívia Mattos, que combina influências regionais e cosmopolitas da música popular brasileira, em experimentalismos que alcançam uma sonoridade própria, e leva para o palco charme e elaboração cênica.

Esse é um espetáculo que abusa de um lirismo bem humorado, que brinca com intensidades e levezas, através de canções e músicas instrumentais que revivem músicas populares como as guarânias, xotes, boleros, ska, polca, baião, valsa, inspiradas e imaginadas para pérolas como as de Capiba, Ismael Silva, Dominguinhos, Gordurinha, e Toninho Ferraguti.

Usando e abusando da inusitada e convidativa formação - sanfona, tuba, guitarra e bateria, se divertindo com os elementos do ska, do jazz cigano e do rockabilly, esse show transcende  o universo da música nordestina, utilizando a sanfona como um instrumento de expressão plural.

Charme e elaboração cênica também fazem parte desse show que é concebido como um espetáculo, e se apropria de outras linguagens artísticas. A preocupação estética está presente através da exporação dos elementos visuais que passam pela elaboração do figurino, de um cenário que acompanha a intinerância do show, e pela direção artística pensada um estar-em-cena nas apresentações.

E em pensando nas diversas formas de união de linguagens artísticas, na oportunidade do Edital de Circulação de Música - Vivaldo Ladislau, este projeto se organiza também para a interação com a classe artística local, que passa pelos encontros entre bandas, filarmônicas e/ou artistas locais que possam integrar o projeto e fortalecer as trocas integrando as apresentações em cada cidade visitada.