Imprensa



PROJETO “FICA, VAI...” ENCERRA TEMPORADA COM SHOW EM MACAÚBAS

A sanfoneira Lívia Mattos encerra a turnê do projeto que circulou por cidades do interior baiano, como Mutuípe e Valença

Lívia Mattos transcende o universo da música nordestina, utilizando a sanfona como instrumento de expressão plural. A compositora, sanfoneira e cantora se apresentará acompanhada de banda no show “FICA, VAI...”, na próxima sexta-feira (18.05), às 20h, no Centro Cultural de Macaúbas, em Macaúbas (BA).

Além de Lívia, sanfona e voz, formam a banda base, a percuteria de Reinaldo Boaventura, a percussão de Binho Cunha, a tuba de Jamberê Cerqueira e a guitarra de Rudnei Monteiro. A direção musical é de Jurandir Santana (artista reconhecido da cena da música instrumental e também diretor musical da cantora Mariene de Castro). O show combina influências regionais e cosmopolitas da música popular brasileira, em experimentalismos que alcançam uma sonoridade própria.

Em cada cidade visitada pelo projeto foram convidados artistas locais para se apresentarem, abrindo do show de Lívia Mattos. Em Macaúbas, o show de abertura será de Caio Côrtes, acompanhado do violonista, Professor Rogério. Músico natural de cidade de Macaúbas, Caio Côrtes já participou do Festival Internacional de Pepinas, em Buenos Aires, e foi o finalista do Festival Unifest 2008, já tendo se apresentado em diversas capitais do Brasil com seu violão.

Antes do show, na sexta-feira (18) à tarde, acontecerá na Sala do Centro Cultural de Macaúbas um bate-papo sobre Apoio e Desenvolvimento da Cultura nos Territórios de Identidade. O bate-papo, que acontecerá das 14h às 15h, contará com a participação dos produtores do projeto Fabiana Marques e Aléxis Góis.


O SHOW FICA, VAI...

O show brinca com ritmos populares que deixaram de ser tocados na rádio, de serem popularmente ouvidos, mas que permanecem no imaginário do brasileiro: polcas, valsa, boleros, marchas, guarânias. Relaciona-se com as tendências da cena independente, como ska, rockabilly. E passeia pelos xotes e os baiões do nordeste. Tudo de forma fluida, orgânica, experimentada, com canções inspiradas e imaginadas para pérolas como as de Capiba, Ismael Silva, Dominguinhos, Gordurinha, Moraes Moreira, Nino Rota, Raul Seixas e Toninho Ferraguti.

Charme e elaboração cênica também fazem parte desse show, que é concebido como um espetáculo, e se apropria de outras linguagens artísticas. A preocupação estética está presente através da exploração dos elementos visuais que passam pela elaboração do figurino, de um cenário que acompanha a itinerância do show, e pela direção artística pensada em um “estar-em-cena” nas apresentações. A concepção artística do cenário é de Luis Parras, e figurino de Diana Moreira, respectivamente, ambos assinam trabalhos como os do diretor de arte Moacyr Gramacho e do cineasta Edgar Navarro.

FICA, VAI...” incorpora gêneros e ritmos, possibilidades sonoras, como ferramentas de criação. Isto está presente nas canções e muito nas músicas instrumentais, que também têm peso em seu repertório. A música, com letra, sem letra, ou com letras de duas palavras (como essa que dá nome ao show, “Fica, vai...”), propõe uma narrativa, seja de lirismo bem humorado ou de festa, seja de provocação alheia ou de nostalgia enfeitada.

O show “FICA, VAI...” estreou em abril de 2009, no SESC Pompeia, em São Paulo/SP. O show também foi apresentado na Casa de Francisca (SP), no projeto Natal Remix (BA) - contando com a participação de Toninho Ferragutti. Nesta nova turnê, iniciada em Mutuípe-BA, em 2011, o show passará por Macaúbas, além de Valença, e foi contemplado pelo“Edital Vivaldo Ladislau – Apoio à Circulação de Shows de Música 2010”.


LÍVIA MATTOS

Lívia Mattos antes de tocar sanfona, iniciou sua carreira artística como circense, e que inevitavelmente leva para os palcos dos seus shows a bagagem de quem aprendeu a estar em cena no picadeiro, com todos seus cuidados cênicos - figurino, atuação, roteiro e cenário – componentes elementares de um trabalho que afasta de si o óbvio e os aprisionamentos, e aproxima de si linguagens artísticas.

Vem desenvolvendo seu trabalho pelo Brasil afora, principalmente na cena musical baiana e paulista, mostrando a sua musicalidade influenciada pelo circo, pelo nordeste, pela cidade e pelo mar, conectada com os trânsitos que essas referências proporcionam.

Em sua trajetória, já teve seu primeiro CD demonstrativo (demo), produzido por Oswaldinho do Acordeom, em 2008. A sanfoneira também circulou nos projetos Catarse e Virada Cultural no SESC Pompéia (SP-2009), tocando com a Orquestra Heart Breaks, acompanhando Fafá de Belém, Siba, Zeca Baleiro, Edgar Scandurra e Bernard Fine; e em maio de 2010, na Virada Cultural de São Paulo, com a performance “Sanfona Aérea”, tocando pendurada por uma tirolesa a cerca de 50m de altura, e com o pocket-show “Sanfona solo”.

Paralelo ao seu trabalho solo, Lívia Mattos fez participações em shows de artistas como Dominguinhos e Chico César – com quem vem atuando em shows pelo país e turnês pela Europa e América Latina. 

Serviço:

Show “FICA, VAI...” em Macaúbas-BA
Dia: Sexta (18/05)
Hora: 20h
Local: Centro de Cultura Olívia Barradas
Preço: Grátis

Mais sobre Lívia Mattos:

Contato para entrevista:
Fabiana Marques (produtora)
Tel.: 71 | 9613-1535 | 9261-1215